Abordagem nas praias Central e do Pontal busca educação ambiental e apoio social
A Prefeitura de Navegantes, em parceria com a Polícia Militar, realizou na manhã de quinta-feira (14) uma operação de abordagem a pessoas em situação de rua na restinga das praias Central e do Pontal. A ação contou com a participação de assistentes sociais, fiscais de posturas, representantes do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e policiais militares.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Gisele Tiecher, o foco da ação não foi apenas a remoção de estruturas irregulares, mas também oferecer acolhimento, orientação e acesso aos serviços da rede pública. “Esse trabalho é fundamental tanto para proteger a vida e a dignidade de quem vive em situação de vulnerabilidade, quanto para preservar o meio ambiente e garantir a segurança e o bem-estar da população”, afirmou.

O superintendente do IAN, Diego Dias, destacou que a operação também cumpre um papel ambiental. “Recebemos demandas diariamente de pessoas entrando na restinga, seja para uso de drogas, fazer fogueiras ou outras ações que degradam a área de preservação. A ação de hoje é importante para orientar, fiscalizar e promover educação ambiental”, explicou.

A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, informou que esse tipo de ação será realizada com frequência em todo o litoral de Navegantes. Por questões estratégicas, os locais e horários das abordagens não serão divulgados previamente. “Nosso objetivo é proteger a população, tanto as pessoas em situação de vulnerabilidade quanto aquelas que possam se sentir inseguras ou correr risco de violência”, disse.
A operação representa um esforço conjunto da Prefeitura e da Polícia Militar para equilibrar a assistência social, a preservação ambiental e a segurança da comunidade local.