Com quase todas as 377 gavetas ocupadas, a prefeitura prepara estrutura para o processo de rotatividade, garantindo espaço para novos sepultamentos
O Cemitério Municipal da Barra, em Balneário Camboriú, recebeu na última segunda-feira (17) um container que será utilizado no processo de exumação dos corpos sepultados no cemitério vertical. A iniciativa visa liberar novas vagas, já que, das 377 gavetas disponíveis, apenas sete estão desocupadas.
A exumação será feita em corpos sepultados há três anos ou mais, conforme informado às famílias no momento do velório. Antes do procedimento, os familiares serão contatados e poderão escolher entre realocar os restos mortais no ossuário do município ou encaminhá-los para cremação ou outro cemitério.
O processo será acompanhado pela Comissão de Avaliação dos Jazigos do Cemitério Municipal, que verificará quais corpos estão aptos para a exumação e elaborará um relatório detalhado. O serviço será realizado por uma empresa terceirizada.

De acordo com a subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, a medida faz parte de um esforço para evitar a falta de vagas. “Temos a cremação social, vagas no cemitério vertical e na terra, mas precisamos garantir que isso continue. Também estamos providenciando a construção de 150 novas gavetas no ossuário para manter a rotatividade do vertical”, explicou.
A estrutura do container está na fase final de preparação. A prefeitura é responsável pela instalação da caixa de inspeção e da energia elétrica, enquanto a empresa contratada deve concluir a montagem do sistema de ar-condicionado e caixa d’água nos próximos dias.
Atualmente, além das 377 gavetas do vertical, o Cemitério Municipal da Barra conta com cerca de 3.000 túmulos e aproximadamente 6.500 corpos sepultados. O ossuário possui 160 gavetas, sendo que 13 ainda estão disponíveis. Desde 2019, o município já realizou 277 cremações sociais, serviço oferecido gratuitamente para famílias de baixa renda.

















