Iniciativa do Ministério da Saúde busca qualificar atendimento em emergências e reduzir superlotação
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) foi escolhido para integrar o Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O projeto tem como objetivo apoiar hospitais públicos e filantrópicos na melhoria do fluxo de atendimento em urgências e emergências, reduzindo superlotação e garantindo maior qualidade no cuidado à população.
A implantação em Navegantes será conduzida pelo Hospital Moinhos de Vento, com início das atividades ainda em setembro. A equipe local contará com acompanhamento durante um ano, visando a adaptação e aplicação da metodologia.
Entre as principais metas do projeto no HNSN estão a redução do tempo de espera na emergência, otimização de recursos como leitos e equipes assistenciais, padronização de processos administrativos e assistenciais, além de melhoria da experiência e segurança do paciente. O programa também busca estimular a cultura de melhoria contínua e engajamento dos profissionais de saúde.

“A expectativa é que a metodologia Lean traga resultados diretos na eficiência do atendimento, aumento da resolutividade dos serviços, diminuição da superlotação e satisfação dos usuários. Também haverá impacto positivo na gestão hospitalar, com redução de custos e fortalecimento das práticas baseadas em dados e evidências”, afirma a diretora do HNSN, Luana Lira.
O secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para a rede pública da cidade. “Trata-se de uma mudança cultural e estratégica, que refletirá em acesso mais rápido e seguro aos serviços de emergência, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e um cuidado mais humano e qualificado para a população”, afirmou.
O projeto em Navegantes faz parte do 10º Ciclo do Lean nas Emergências, que foi lançado oficialmente no país no dia 17 de setembro. Hospitais de referência, como Sírio-Libanês, A.C. Camargo, Beneficência Portuguesa, HCor, Einstein, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento, apoiam a iniciativa, contribuindo com experiência e boas práticas na área de saúde.
















