Iniciativa estratégica busca aperfeiçoar mão de obra local através do Qualifica+ Itajaí
A qualificação profissional é um fator indispensável para ampliar a permanência dos profissionais no mundo do trabalho e criar oportunidades de emprego, renda, inclusão social e redução da pobreza. Com esse objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí (SDE) firmou nesta quinta-feira (22) uma parceria estratégica para a capacitação de trabalhadores do setor têxtil.

Por meio do diálogo com uma grande indústria têxtil instalada no município, a SDE está desenvolvendo trilhas formativas por meio do programa Qualifica+ Itajaí. A formação será ofertada gratuitamente aos trabalhadores e itajaienses interessados, com possibilidade de evolução até o nível técnico e alinhada às demandas reais do mercado de trabalho local.
Entre as principais propostas a serem agregadas nesta iniciativa estão formações in company, ou seja, utilizando a própria empresa como campo de práticas. Ainda, o projeto contará com a parceria de instituições de ensino para disponibilização de cursos e módulos a serem abertos a toda a população.
Outro ponto central da discussão foi a criação de mecanismos de estímulo à adesão dos profissionais. Isso inclui estratégias de vinculação entre formação e empregabilidade, com a perspectiva de garantir a inserção no mercado de trabalho para os participantes que concluírem com êxito os percursos formativos.
Além de promover a integração entre o poder público, a iniciativa privada e instituições de ensino, a medida amplia a geração de oportunidades e proporciona o aumento da produtividade ao fortalecer as cadeias produtivas locais.
Conforme o diretor de Comércio, Indústria e Serviços, Marcos Pessatti, a Secretaria atua para aproximar a qualificação profissional das reais necessidades do mercado de trabalho em Itajaí. “Essas trilhas vão começar com a capacitação básica, avançam para qualificação e podem chegar até o nível técnico, inclusive com parte da formação acontecendo dentro do próprio ambiente produtivo”, explica Pessatti.
O projeto de capacitação será implementado oficialmente ao longo do primeiro semestre de 2026. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua para transformar esta iniciativa em um modelo a ser replicado com outros setores da base industrial itajaiense.
















