Evento nesta sexta-feira (23/01), às 18h30, marca oficialmente o começo dos trabalhos no mar, no Molhe da Barra
Balneário Piçarras está cada vez mais próxima do início da megaobra de alargamento da faixa de areia, que irá transformar a infraestrutura da orla e impulsionar o turismo no município. Nesta sexta-feira (23/01), às 18h30, inicia a obra de dragagem, que marca oficialmente o começo dos trabalhos no mar, no Molhe da Barra (Rua 100).

A empresa vencedora da licitação, DTA Engenharia, avança na manhã desta sexta-feira na distribuição dos tubos no mar para a formação do duto principal subaquático, responsável por transportar a areia da jazida até a praia, realizado por um rebocador. A draga deve chegar na praia central a partir das 18h30.
O projeto de alargamento da praia contempla um trecho aproximado de 2 quilômetros de extensão, entre o molhe da Avenida Getúlio Vargas e o molhe da barra do Rio Piçarras. Ao todo, serão projetados 379.166,76 m³ de areia ao longo da orla, com investimentos que ultrapassam R$40 milhões.
PRÓXIMAS ETAPAS
A draga Amazone realizará, em cada viagem, cerca de 6.000 m³ de areia por dia, com operações repetidas 4 vezes ao dia. Aproximadamente 60 profissionais atuarão diretamente na obra, entre técnicos de soldagem, meio ambiente, segurança, termofusão, operadores de máquinas e auxiliares, além do uso de diversos equipamentos para espalhar a nova areia.
Os sedimentos possuem as mesmas características da areia existente – exigência para obtenção da licença ambiental – e será retirado de uma jazida localizada a aproximadamente 10,5 quilômetros da Praia Central, próximo à Ponta da Vigia, no município de Penha.
A obra terá início na parte sul da orla, na altura do Molhe da Barra, avançando em direção ao norte, até o molhe da Avenida Getúlio Vargas. Os trabalhos serão executados em trechos de 300 metros, com tapumes e sinalização adequada para garantir a segurança da população.
“A princípio, realizaremos interdições rigorosas a cada 300 metros, permitindo o acesso apenas de pessoas autorizadas. Após a conclusão de cada trecho, ele será liberado e os trabalhos avançarão para os próximos 300 metros, de forma progressiva”, explica o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.
A nova extensão projetada prevê mais 30 metros de largura da faixa de areia em relação à configuração atual da orla.
Os recursos para a execução da obra são provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e de recursos próprios do município, com prazo máximo de execução de 60 dias.
Com esta intervenção, Balneário Piçarras concluirá o quarto alargamento de sua orla — os anteriores ocorreram nos anos de 1998, 2008 e 2012.
















