Sindisol reforça compromisso com soluções para organizar as demandas turísticas na cidade
A Prefeitura de Balneário Camboriú e representantes do trade turístico definiram, na manhã desta segunda-feira (22), medidas para organizar o fluxo de ônibus de turismo no centro da cidade, especialmente durante a alta temporada. A reunião, realizada na sede do Executivo, contou com a presença de representantes da Prefeitura, de entidades do setor turístico e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol). A entidade teve papel protagonista na organização do encontro, tendo agilizado e convidado o trade turístico a participar da reunião a pedido da prefeita Juliana Pavan.

Entre os principais encaminhamentos está a elaboração de um decreto, que pode ser publicado a qualquer momento. A medida deve estabelecer que pacotes turísticos já vendidos permanecem válidos. inclusive aqueles comercializados para datas futuras, como março. No entanto, a partir da publicação do decreto, não será mais permitida a venda de novos pacotes que incluam transporte interno com ônibus de fora do município. A proposta é que a norma passe a valer imediatamente, permitindo apenas o transporte de entrada e saída de turistas até os hotéis de Balneário Camboriú, enquanto os deslocamentos entre hotéis e atrativos turísticos deverão ser realizados exclusivamente por empresas locais.
A prefeita Juliana Pavan afirmou que a iniciativa visa organizar a circulação sem prejudicar o turismo. “Não se trata de proibir ônibus, mas de organizar a circulação dentro da cidade. A situação chegou a um ponto que exige medidas para garantir mobilidade, segurança e a imagem de Balneário Camboriú”, disse.
Outra decisão importante foi a criação de bolsões exclusivos para ônibus de turismo, destinados ao embarque e desembarque de passageiros, especialmente na Avenida Brasil e em ruas adjacentes. O tempo máximo de permanência nesses locais será de 15 minutos, e o descumprimento resultará em multa, com fiscalização ativa. Por questões de segurança, o embarque e desembarque de passageiros não será mais permitido no lado esquerdo da Avenida Brasil, evitando que turistas desçam diretamente na pista de rolamento.
O presidente do Sindisol, Rodrigo Vieira, destacou que o sindicato está à disposição para colaborar com a prefeitura e o trade turístico na implementação das medidas. “O aumento do número de bolsões e a fiscalização são fundamentais para melhorar a mobilidade na cidade, beneficiando turistas, moradores e toda a cadeia do turismo. Estamos comprometidos em contribuir para que essas ações sejam efetivas e para discutir soluções de longo prazo ao longo do ano”, afirmou.
Os novos bolsões, rotas e regras serão comunicados às empresas e motoristas no Ponto de Informação Turística (PIT), e a prefeitura solicitou que o trade turístico ajude na divulgação e na orientação sobre o cumprimento das normas. Vieira avaliou que as medidas representam um avanço, mas reforçou que o tema exige acompanhamento contínuo.
“Essas decisões vão ajudar no fluxo, mas existem soluções de longo prazo que precisam ser discutidas ao longo do ano com todos. É importante que mais entidades participem, inclusive no Conselho Municipal de Turismo, para fortalecer esse debate e buscar um equilíbrio que seja bom para a cidade como um todo”, concluiu.
















