Ação emergencial no Estaleiro elimina criadouro do Aedes aegypti e reforça medidas preventivas na cidade
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, realizou na última sexta-feira (21) uma ação emergencial para eliminar um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O caso foi identificado em uma piscina abandonada no Bairro Estaleiro, onde foram encontradas larvas do inseto. Para resolver o problema de forma definitiva, a piscina foi aterrada com oito caminhões de terra.
De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, a decisão pelo aterramento foi tomada para evitar que a água acumulasse novamente, especialmente com a previsão de chuvas. “Optamos por essa solução para impedir a reincidência do problema e garantir que o local não se tornasse novamente um criadouro do mosquito”, explicou.

A residência onde a piscina estava localizada é uma casa de veraneio, e o proprietário autorizou a ação da prefeitura. “Esse tipo de colaboração é essencial. Contamos com a ajuda da comunidade para denunciar possíveis focos do Aedes aegypti e garantir a saúde pública”, ressaltou David.
Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria
A população pode denunciar locais com possíveis focos da dengue pelos seguintes canais:
- WhatsApp: (47) 99982-1979
- Plataforma 1Doc: www.bc.1doc.com.br/atendimento
- E-mail: ouvidoria@bc.sc.gov.br
- Telefones: (47) 3267-7024 e 0800 644 3388
Sala de Situação e novos casos de dengue
Até a última quinta-feira (20), Balneário Camboriú registrou 12 casos confirmados de dengue, sendo cinco autóctones (contraídos dentro do município), um importado e seis indeterminados. Os dados foram discutidos em mais uma reunião da Sala de Situação, realizada quinzenalmente para monitorar o avanço da doença e definir estratégias de combate.
O diretor David Cruz destacou que o município está intensificando as ações de prevenção para evitar a propagação descontrolada da dengue. “No ano passado, a doença causou a morte de nove pessoas na cidade. Por isso, estamos atuando de forma rigorosa para impedir que isso se repita”, afirmou.
Entre as novas medidas, a prefeitura vai promover uma palestra voltada para idosos, grupo de risco da doença, na Secretaria da Pessoa Idosa. “Nosso objetivo é ampliar a conscientização e reforçar as estratégias de prevenção junto à população”, concluiu David.