Terraplanagem e fundações já estão concluídas, e estrutura segue para fase de montagem
As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Preliminar da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) seguem em ritmo acelerado em Balneário Camboriú. De acordo com a autarquia, os trabalhos estão dentro do cronograma previsto e já apresentam etapas concluídas consideradas estratégicas para a estrutura.
A terraplanagem necessária para a instalação do tanque principal foi finalizada, e agora a preparação do solo segue no entorno da estrutura, garantindo condições adequadas para os acessos e finalização da unidade. Outro ponto de destaque é a conclusão das fundações profundas e de todos os blocos estruturais da estação. Com isso, a obra avança para a fase de montagem das estruturas que irão sustentar a unidade, como pilares, vigas e lajes.

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias, a execução não sofreu atrasos e, segundo a Emasa, está tecnicamente adiantada. Além da construção, equipes trabalham no levantamento das tubulações do sistema primário já existentes na atual ETE, etapa necessária para viabilizar as futuras interligações à nova estação.
A implantação da ETE Preliminar é considerada uma obra estratégica para o sistema de esgotamento sanitário de Balneário Camboriú. A unidade terá maior capacidade operacional e tecnologia mais eficiente para o tratamento dos resíduos.
“Estamos muito confiantes com o avanço da obra. Essa é uma estação fundamental para modernizar nosso sistema e garantir ainda mais eficiência no tratamento de esgoto da cidade. Se tudo seguir como está, esperamos colocar o novo sistema em operação ainda no final deste ano”, afirmou o diretor-geral da Emasa, Auri Pavoni.
















