A Casa da Cultura recebe, a partir deste mês, aulas de samba no pé voltadas à preparação para o Carnaval, conduzidas pela dançarina, professora e coreógrafa Keyt Blue, nome artístico de Keyt Jamile Ribeiro Martins, profissional com mais de 23 anos de trajetória na dança. As aulas são gratuitas e começam nesta terça-feira (27) e vão até o dia 12 de fevereiro.
Os participantes terão as terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30 para aproveitar as aulas, que são abertas a todas as pessoas que desejam aprender ou se desenvolver no samba, independentemente do nível de experiência. A proposta vai além da técnica: é um convite à conexão com a cultura brasileira, ao fortalecimento do corpo e da autoestima, e à vivência da alegria que o samba carrega.
“É uma aula leve, divertida e cheia de energia. Além de aprender passos e técnicas, os alunos vão se conectar com o ritmo, trabalhar postura, coordenação e, principalmente, a confiança”, explica Keyt Blue.
Com uma carreira consolidada, Keyt atua como professora, coreógrafa e influenciadora digital, com especialidade em samba e danças urbanas, além de experiência em ritmos brasileiros e afro. Durante 21 anos integrou o elenco principal da Companhia de Dança Millennium, de Itajaí, com participações em programas de destaque na televisão brasileira, como Domingão do Faustão, Fantástico, Globo Repórter, Programa Silvio Santos, Got Talent Brasil, Astros e Se Ela Dança, Eu Danço, entre outros.
A artista também acumula experiências internacionais, incluindo uma temporada de trabalho na China, além de atuações como passista da Bateria Show da Pura Kadência e participação na abertura do show da cantora Ludmilla, no evento Numanice, em 2023. Atualmente, integra o quadro de professores de escolas de dança da região e desenvolve projetos sociais como educadora de dança.
As aulas são inclusivas e destinadas a todos os públicos. “O samba é para todos. Homens são super bem-vindos e têm muito espaço para aprender, se expressar e curtir o ritmo”, reforça a professora.
Para participar, não é necessário ter experiência prévia. Segundo Keyt, com dedicação e comprometimento, em quatro a oito aulas já é possível aprender o básico e ganhar confiança para dançar sem medo. “Não vira passista profissional nesse tempo — ainda — mas já dá pra se soltar, curtir e sambar com dignidade”, brinca.
A orientação é que os alunos venham com roupas confortáveis, tênis ou até salto, e, acima de tudo, com disposição para aprender, errar, rir e evoluir. “É muito mais que dança. É expressão, história e alegria. Um espaço para quem quer brilhar, se descobrir e viver o samba com leveza, garra e amor”, conclui.
















