terça-feira, julho 1, 2025
InícioBalneário CamboriúPrefeitura de BC aposta na digitalização para economizar espaço e agilizar processos

Prefeitura de BC aposta na digitalização para economizar espaço e agilizar processos

Projeto busca modernização, otimização de áreas e redução do uso de papel

- Anúncio -

A Prefeitura de Balneário Camboriú deu o primeiro passo rumo à digitalização de seus arquivos, começando pela Secretaria de Compras e Patrimônio. A iniciativa faz parte de um esforço para modernizar a administração pública, liberar espaços físicos e reduzir a burocracia.

O processo teve início com a adesão da prefeitura a uma licitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri), que contratou uma empresa especializada no recolhimento e armazenamento de documentos impressos. Inicialmente, serão retiradas 3.100 caixas de papéis das salas da Secretaria de Compras. “Balneário Camboriú respira inovação, e esse avanço representa não só a modernização dos sistemas, mas também um compromisso com o meio ambiente”, destacou a prefeita Juliana Pavan.

Reorganização dos espaços

A retirada dos arquivos permitirá uma readequação da sede da prefeitura. A nova Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov) será instalada no térreo, enquanto o Setor de Compras será ampliado. Além disso, a Diretoria de Projetos Especiais, atualmente no terceiro andar, será transferida para o segundo, junto à Secretaria de Planejamento. O gabinete do vice-prefeito também mudará de andar. “A ideia é melhorar o uso dos espaços e criar melhores condições de trabalho para os servidores, além de um atendimento mais eficiente para a população”, explicou o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva.

Menos papel, mais agilidade

Outro avanço será a digitalização de documentos para novos servidores temporários (ACTs). Agora, aqueles que já trabalharam na prefeitura nos últimos 12 meses não precisarão reapresentar toda a documentação, apenas as certidões negativas do poder judiciário. O envio poderá ser feito de forma online, pelo site da prefeitura. “Isso reduz burocracia e facilita a vida dos servidores”, afirmou a controladora-geral Angelita Koslowski.

A digitalização dos arquivos continuará nas secretarias da Fazenda, Saúde e Educação, com o objetivo final de eliminar a necessidade de documentos impressos, tornando a gestão municipal mais eficiente e sustentável.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -