Operação envolveu praticagem e rebocadores para manter a embarcação sob controle
Na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 6h50, o navio Vicente Pinzón, atracado no cais da área arrendada no Porto de Itajaí, teve seus cabos de amarração rompidos devido à força da correnteza. A embarcação se afastou do cais, atravessando para o meio do canal do rio Itajaí-Açu, em direção ao ferry-boat, colocando-se em situação de risco iminente.
Imediatamente, os trabalhadores foram afastados da área de risco, e os rebocadores foram acionados para estabilizar a embarcação. A praticagem assumiu o comando da manobra e conduziu a desatracação segura do navio. Após a atuação conjunta entre equipe operacional, rebocadores e praticagem, a situação foi totalmente controlada.

Não houve registro de feridos, e as operações no Porto de Itajaí foram retomadas normalmente. O Porto reforça que mantém procedimentos de resposta rápida em casos emergenciais, garantindo a segurança dos trabalhadores, da comunidade portuária e da navegação.
Em nota, a Superintendência do Porto ressaltou que “este incidente destaca a importância da constante vigilância e prontidão das equipes operacionais para lidar com situações de risco no ambiente portuário”.
















