Medida visa reduzir acidentes e garantir segurança de pedestres e condutores
A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) anunciou mudanças em quatro pontos de fiscalização eletrônica na cidade. O objetivo é reforçar a segurança viária, priorizando locais com maior risco de acidentes e alto fluxo de pedestres.
Segundo a Codetran, os equipamentos estão sendo transferidos para áreas próximas a escolas, com grande circulação de pedestres, ou em trechos onde não é possível implantar lombadas ou travessias elevadas, como aclives, curvas e locais sem guia de calçada. A medida segue estudos técnicos sobre fluxo de veículos, comportamento de motoristas e histórico de ocorrências em cada região.
Os pontos que terão os equipamentos remanejados são:
- Avenida Ministro Victor Konder, em frente à Praça Genésio Miranda Lins: será transferido para a Avenida Irineu Bornhausen, nº 560, região com intenso fluxo de pedestres e comércio local, onde a instalação de lombadas é inviável devido ao trânsito de caminhões.
- Avenida Ministro Victor Konder, nº 1016: será realocado para o nº 840, reduzindo a velocidade máxima de 50 km/h para 40 km/h, próximo a duas escolas, operando como lombada eletrônica para reforçar a segurança de pedestres.
- Rua José Eugênio Müller, nº 1391: será deslocado para dois novos pontos, Rua Agostinho Alves Ramos, nº 374, e Rua Adão Vandal, nº 358, na via portuária próxima à rotatória, após registros de tombamento de carreta e outros sinistros.
- Rua Marcos Aurélio Seára, oposto ao nº 796: será transferido para a Rua Vereador Germano Luiz Vieira, nº 3026 (Km 12), área com aclives, declives e curva, inviabilizando lombadas, além de contar com uma unidade escolar.

A Codetran esclarece que os locais de origem dos equipamentos poderão receber lombadas ou travessias elevadas futuramente, se necessário. Já os novos pontos apresentam condições que tornam a fiscalização eletrônica a solução mais adequada para garantir a segurança.
De acordo com Leandro Ferreira, coordenador da Codetran, “após os remanejamentos, novos estudos serão realizados para avaliar a necessidade de instalar novos equipamentos nos locais de origem ou implantar soluções alternativas de redução de velocidade, como lombadas. Na Rua Marcos Aurélio Seára, já há programação para novas travessias elevadas para melhorar a acessibilidade e o controle da velocidade.”
A previsão é que os equipamentos iniciem a fiscalização efetiva somente após aferição do Inmetro, prevista para a segunda quinzena de novembro. Até lá, os radares já serão acionados para que os condutores se adaptem aos novos locais.
A Codetran informou que está em andamento o processo de aquisição de novos equipamentos, previsto para 2026, após o término do contrato atual.
















