Operação marca estreia da rota chinesa com foco em logística automotiva
O Porto de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, vive um momento histórico nesta quarta-feira (28), com a chegada do BYD Shenzhen, o maior navio de transporte de veículos do mundo. A embarcação chinesa atracou às 10h30 trazendo 7.292 carros elétricos da montadora BYD em sua viagem inaugural ao Brasil.
A operação de desembarque das primeiras unidades está marcada para as 13h e será feita no modelo Roll-on/Roll-off (RoRo), que permite a movimentação dos veículos por rampas, dispensando o uso de guindastes. A técnica é amplamente utilizada no transporte automotivo por garantir mais agilidade e segurança na logística portuária.
Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, essa é a maior operação de automóveis da história do complexo portuário. “Estamos trabalhando muito para tornar o Porto de Itajaí, cada dia, mais forte e mais nosso. Esta semana, Itajaí está no centro do mundo”, afirmou.
A operação envolve uma logística robusta: cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais atuam diretamente, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no processo terrestre. O fluxo é contínuo, com aproximadamente 100 veículos sendo movimentados por hora. Toda a operação é monitorada em tempo real com o apoio de sistemas digitais e controle logístico integrado.

Além de movimentar a economia local e gerar empregos temporários, a ação fortalece Santa Catarina como um dos principais polos brasileiros na recepção de veículos eletrificados. O estado avança como hub logístico estratégico para cargas de alto valor agregado.
A operação da BYD se soma a outras movimentações recentes no Porto de Itajaí. Na semana passada, o terminal já havia recebido quase 700 veículos da BMW, reforçando a confiança da indústria automotiva internacional na infraestrutura catarinense. A escolha do porto como ponto de entrada para veículos de grandes montadoras confirma o crescimento do Sul do Brasil no cenário logístico global.
















