Encerramento contou com shows, valorização do campo e reconhecimento do Governo do Estado
A 39ª edição da Festa Nacional do Colono chegou ao fim neste domingo (27), com recorde de público e destaque para a inovação na segurança e valorização do produtor rural. Realizada no Parque do Agricultor Gilmar Graf, em Itajaí, a festa reuniu mais de 120 mil pessoas ao longo dos quatro dias, com entrada gratuita, e celebrou as tradições da agricultura familiar e da cultura do campo catarinense.
Pela primeira vez, o evento contou com o uso de tecnologia de reconhecimento facial, em fase experimental. A medida, resultado da parceria entre o Município de Itajaí e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, permitiu a prisão de um foragido da Justiça durante o evento. A ação foi reforçada pelo suporte da Secretaria Municipal de Tecnologia, que atuou na integração dos sistemas de segurança.
“O uso de tecnologia de ponta, aliado à atuação conjunta das forças de segurança, mostra que estamos no caminho certo para uma segurança moderna e eficiente. A Festa do Colono é tradicional e precisava dessa estrutura para garantir a tranquilidade das famílias”, destacou o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Ettore Stenghele.

Além do foco na segurança, a festa foi marcada por atividades típicas como o desfile de tratores, a ordenha pública e o tradicional banho de leite, além de gastronomia, feira agropecuária e shows. A edição de 2025 teve como tema “Celebrando o campo, cultivando as raízes” e reforçou a conexão entre a cidade e o interior.
O governador Jorginho Mello e o prefeito Robison Coelho estiveram presentes e visitaram espaços como a Casa do Colono, o Engenho e a ExpoFeira Agropecuária. O governo do Estado repassou R$ 500 mil para auxiliar na realização do evento, como forma de incentivo à agricultura familiar e às tradições do interior.
“A agricultura familiar é a base da produção de alimentos em Santa Catarina. O colono merece reconhecimento e políticas públicas permanentes. Estamos aqui para apoiar quem faz o estado crescer com dignidade”, afirmou o governador durante a visita.
Com programação diversa e ambiente seguro, a Festa Nacional do Colono mais uma vez reafirmou sua importância no calendário cultural de Santa Catarina, como uma grande vitrine do trabalho, da diversidade e da identidade rural do estado.