Iniciativa ensina sobre cuidados com o meio ambiente e bem-estar animal
O auditório da Secretaria de Educação ficou lotado de alegria, orgulho e apresentações artísticas nesta quinta-feira (27), durante o encerramento do projeto Minha Escola é o Bicho. A iniciativa incentiva estudantes da rede municipal a atuarem como aliados na causa ambiental e no bem-estar animal.

O Minha Escola é o Bicho é realizado em parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, INIS, UAPA, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, com o propósito de ensinar desde cedo que para formar bons cidadãos é preciso tratar os animais com atenção e respeito.
“É uma parceria fundamental e riquíssima, que traz muitos ensinamentos sobre proteção e direto dos animais aos nossos estudantes”, afirmou Alessandra Rodrigues, diretora da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas.
O projeto atendeu cinco escolas do Município, envolvendo estudantes de 9 a 12 anos, sensibilizando-os acerca dos direitos, bem-estar, proteção, adoção e guarda responsável dos animais, estimulando valores éticos e humanitários. A cerimônia de encerramento contou com autoridades das instituições parceiras, alunos e representantes das unidades participantes e com a Moana, cão de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e participante especial do projeto.
“Precisamos mostrar a importância dos animais para vida dos seres humanos. Eles são vitais para a resolução de algumas situações, como por exemplo a de busca por pessoas em locais que sofreram com catástrofes naturais”, explicou o Cabo Amorim, membro do serviço de busca com cães do Corpo de Bombeiros e condutor de Moana.
Cada escola abrilhantou a cerimônia com uma apresentação artística com temática alusiva ao projeto, onde ao final, presentearam os representantes de cada instituição parceira, que estiveram com eles durante todo o projeto.
“A visita técnica dos alunos ao INIS é muito importante para os objetivos do projeto. Para que eles acompanhem esses animais que são resgatados e entendam sobre a necessidade deles de serem adotados.”, contou Andrea Paula Resch, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais do INIS.
Ao final, todos os participantes do projeto receberam medalhas ou troféus em forma de celebração e agradecimento. O Minha Escola é o Bicho vigora desde 2020 e já passou por 19 escolas, envolvendo cerca de 700 alunos.
















