Agentes percorrerão todos os bairros nas próximas semanas para identificar áreas de risco
A Prefeitura de Itajaí iniciou nesta semana o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), ação que identificará os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus na cidade. O trabalho será conduzido por 30 agentes de combate a endemias, com o apoio de dois veículos e sete motocicletas, e percorrerá os bairros ao longo das próximas duas semanas.
Segundo a prefeitura, o levantamento ajudará a identificar as áreas com maior concentração de criadouros do mosquito, permitindo que o município priorize as ações de controle nas regiões mais afetadas. Além disso, a análise mostrará quais tipos de recipientes são mais usados pelo Aedes aegypti para depositar seus ovos, o que ajudará a orientar campanhas de prevenção e eliminação dos focos.

Como funciona o levantamento
O LIRAa é realizado duas vezes ao ano, em janeiro e outubro. A cidade é dividida em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis, chamados de estratos, e dentro de cada um, 450 residências são vistoriadas. Dessa forma, não serão visitadas todas as casas de Itajaí, mas sim uma amostragem representativa. Em algumas áreas, 50% das residências de cada quarteirão serão inspecionadas.
O coordenador de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira, reforça a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes nas casas para o levantamento. “Esta ação proporcionará informações qualificadas para planejarmos futuras estratégias de combate à dengue”, explica Vieira.
Como prevenir a proliferação do Aedes aegypti
Para evitar que o mosquito se reproduza, a população pode adotar medidas simples no dia a dia, como:
- Manter lixeiras bem tampadas
- Recolher e acondicionar corretamente o lixo do quintal
- Cobrir piscinas quando não estiverem em uso
- Tampar ralos e manter tampas de vasos sanitários abaixadas
- Limpar a bandeja externa da geladeira com frequência
- Evitar o acúmulo de entulhos e materiais que possam acumular água
- Usar repelentes para evitar picadas
A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue. A população pode denunciar possíveis focos do mosquito pelo telefone da Secretaria de Saúde de Itajaí.

















