Andressa Hadad deixa o cargo; prefeitura anuncia auditoria, nova licitação e mudanças na equipe gestora
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, exonerou nesta segunda-feira (28) a diretora-geral do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Andressa Hadad. A saída ocorre em meio a uma série de mudanças anunciadas pela Prefeitura na estrutura administrativa da unidade hospitalar, e também em meio à repercussão de recentes episódios que envolveram o hospital.
Segundo comunicado oficial da Prefeitura, a exoneração faz parte de um processo de reestruturação da gestão do hospital, conduzido pela Secretaria de Saúde do município. A secretária Aline Leal assumirá interinamente a direção da unidade, acumulando os dois cargos. A administração municipal também adiantou que novas trocas na equipe diretiva devem ocorrer ainda nesta semana.

Entre as medidas anunciadas pela Prefeitura estão o envio à Câmara de Vereadores de um projeto de lei que prevê a contratação de profissionais ACTs com vínculo de dois anos, a criação do cargo de diretor clínico obstétrico para a maternidade, a abertura de uma nova licitação para a gestão do Centro Obstétrico — com possibilidade de rescisão do contrato emergencial atualmente em vigor — e a realização de uma auditoria interna no contrato da maternidade firmado em 2020.
A secretária Aline Leal afirmou que o objetivo das mudanças é oferecer um atendimento mais humano, eficiente e estruturado. “O Hospital Municipal Ruth Cardoso é uma referência, e precisamos garantir que cada paciente se sinta acolhido e amparado”, declarou.
Além disso, a Secretaria de Saúde anunciou que iniciará o processo de busca pela certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes entidades de avaliação da qualidade assistencial do país. A expectativa é consolidar o hospital como modelo de gestão, estrutura e atendimento humanizado.
Apesar do tom institucional da nota da Prefeitura, o comunicado enviado por Andressa Hadad à equipe do hospital traz críticas à condução da Secretaria de Saúde e dá sinais de conflito nos bastidores. No texto, enviado ao Catarina Notícias, Hadad afirma ter mantido seus princípios durante sua gestão e denuncia, de forma indireta, um ambiente marcado por disputas internas. Leia a mensagem na íntegra:
“Boa noite, time
Venho aqui me despedir do grupo, a partir de hoje não faço mais parte da administração.
Saio com a certeza que entreguei o meu melhor sempre prezando pela verdade, transparência, respeito, cordialidade e principalmente por manter meus princípios e caráter, os quais não troco por nada e ninguém.
Foram dias muito intensos e difíceis, onde vi a crueldade humana se desenhar frente aos meus olhos, conheci algo jamais visto em meus 24 anos de atuação profissional, mas o que me orgulho ainda mais é que NÃO me corrompi.
O ego, ganância e poder hoje predominam frente à Secretaria de Saúde e os dias mostrarão o fim derradeiro.
À prefeita Juliana Pavan agradeço pela confiança e que tenhas pulso firme e mude o cenário desenhado na SMSBC.
Agradeço àqueles que a mim confiaram seu trabalho e uniram-se mais uma vez ao meu nome.
Andressa Hadad”
A exoneração de Hadad ocorre três dias após a morte de um bebê no hospital, caso que gerou grande comoção pública e trouxe à tona questionamentos sobre a atual gestão da unidade. A Prefeitura, no entanto, não mencionou o episódio como fator ligado à mudança na direção.
















