quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioSaúdeTransplante de órgãos é tema de debate com especialistas em SC

Transplante de órgãos é tema de debate com especialistas em SC

Evento apresentou casos reais, desafios e avanços tecnológicos para aprimorar o atendimento

- Anúncio -

No último sábado (27), Joinville recebeu o SIMPRÓ – Simpósio Multidisciplinar da Pró-Rim, que reuniu profissionais da saúde, estudantes e especialistas para discutir a história, os desafios atuais e as perspectivas futuras do transplante de órgãos no Brasil e em Santa Catarina.

Durante todo o dia, palestrantes apresentaram casos reais e abordaram diferentes aspectos do processo de doação e transplante, desde a logística até o acompanhamento clínico e social dos pacientes. A iniciativa buscou promover integração entre as diversas áreas da saúde e fortalecer a troca de conhecimento entre profissionais e estudantes.

O ponto alto do evento foi a palestra “Xenotransplantes – o futuro do transplante de órgãos”, ministrada por Tadeu Thomé, CEO da XenoBrasil Biotecnologia Avançada e representante da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Thomé explicou que o xenotransplante consiste na utilização de órgãos de animais geneticamente modificados para transplantes, uma alternativa à escassez de órgãos humanos.

“Atualmente, mais de 47 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil e, em 2024, 3.642 pacientes morreram na fila de espera. O xenotransplante representa uma esperança de ampliar a disponibilidade de órgãos e salvar vidas”, afirmou o especialista, destacando o avanço que a técnica representa na medicina e na biotecnologia.

Foto: Divulgação

Outras palestras chamaram a atenção dos participantes. Joel de Andrade, coordenador estadual de Transplantes de SC, abordou a logística do Estado no processo de transplantes. Farmacêuticas, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogos apresentaram a atuação multidisciplinar necessária para o sucesso do pré e pós-transplante, enquanto médicos nefrologistas e urologistas discutiram perspectivas clínicas para pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal.

O presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, destacou ainda o papel jurídico no tema com a palestra “Perspectivas jurídicas sobre transplante e doação de órgãos”. “Reunir tantos especialistas e saber que com esses debates podemos garantir melhor qualidade de vida e maior sobrevida aos pacientes é muito satisfatório. O evento foi um sucesso e já estamos de olho na próxima edição”, comemorou.

O SIMPRÓ reforça a importância de eventos científicos que promovam a integração entre diferentes áreas da saúde, incentivem o debate sobre inovações médicas e contribuam para o aprimoramento das políticas de transplantes no Brasil.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -