terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioSanta CatarinaCom mais de 233 mil empresas, região da Foz do Rio Itajaí...

Com mais de 233 mil empresas, região da Foz do Rio Itajaí recebe reforço com projetos do Sebrae/SC

Ações setoriais atendem áreas como moda, turismo, varejo, saúde, agronegócio, alimentos e inovação para impulsionar a competitividade dos pequenos negócios

- Anúncio -

O Sebrae/SC disponibiliza uma série de projetos setoriais para fortalecer o empreendedorismo local e as vocações de cada território. Cada projeto atua de forma específica e detalhada, oferecendo ao empresário conhecimento por meio de capacitações, aprimoramento de ações e processos, através de consultorias, além da busca por novos mercados e aumento de faturamento, com a participação em feiras, eventos e rodadas de negócios.

Na Regional Foz – que atende 15 municípios – são onze projetos voltados ao incentivo e ao apoio técnico dos empreendedores: Moda Catarina, Alimentos e Bebidas, Inovação Territorial, Sebrae Delas, Inclusão Socioprodutiva, Economia Azul, Advogados, Turismo, Varejo, Agronegócio e Saúde em Foco. A maioria das ações é ofertada de forma gratuita. Em casos de consultorias mais especializadas ou programas de longa duração, os serviços contam com subsídio do Sebrae/SC, com valores reduzidos que podem chegar a até 70% de desconto para o empreendedor.

Atualmente, a região da Foz do Rio Itajaí concentra 233.525 empresas, entre MEIs, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O setor de serviço lidera, com 133.804 negócios, seguido pelo comércio (48.237) e pela indústria (27.129). As cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Brusque se destacam com o maior número de empresas, somando 59.960, 40.059 e 25.619 respectivamente.

Para o gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Aloisio Salomon, os dados reforçam a força econômica da região e evidenciam o papel estratégico da instituição no fomento ao empreendedorismo. “Nossa atuação abrange desde a formalização do negócio até a gestão avançada. Oferecemos oficinas e consultorias estratégicas, programas específicos de inovação e tecnologia, acesso a linhas de crédito e a novos mercados, sempre com foco no aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios”, afirma.

Projetos Setoriais
MODA CATARINA: direcionado a micro e pequenas empresas, o projeto busca aprimorar a gestão estratégica na área de confecção, moda e acessórios, implementar a inovação em produtos e designs, melhorar a produtividade da empresa, fortalecer a gestão de marcas, promover a governança local, criar parcerias e desenvolver estratégias competitivas.
ALIMENTOS E BEBIDAS: com foco no fortalecimento, inovação e competitividade dos pequenos negócios, MEI e ME, as ações incluem inteligência de mercado, consultorias técnicas, participação em grandes feiras e suporte a cadeias produtivas, como carnes, panificação e laticínios, valorizando o produtor local e os produtos regionais.
INOVAÇÃO TERRITORIAL: trabalha o fortalecimento dos Ecossistemas Locais de Inovação, com bolsistas capacitados para atuar diretamente nas empresas, adaptando estratégias de desenvolvimento às vocações econômicas de cada região.
SEBRAE DELAS: programa focado na aceleração e fortalecimento de ideias e negócios liderados por mulheres. O objetivo é aumentar a competitividade dessas empresas, fomentando a autonomia econômica e o protagonismo feminino.
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA: a iniciativa é voltada para integrar pessoas em vulnerabilidade social ou desemprego, no mercado de trabalho, promovendo a autonomia econômica. Oferecendo apoio e qualificação profissional, visando a geração de renda.
ECONOMIA AZUL: é uma estratégia para fomentar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios ligados ao mar e aos recursos hídricos em Santa Catarina, para impulsionar a inovação, a competitividade e o faturamento, dos setores náutico, algicultura e turismo costeiro.
ADVOGADOS: o projeto busca transformar escritórios em empresas de alta performance, unindo consultoria estratégica e o uso de inteligência artificial. A iniciativa visa profissionalizar a gestão financeira e operacional, garantindo maior competitividade e sustentabilidade financeira para advogados e sociedades.
TURISMO: o projeto valoriza a cultura, gastronomia e tradições locais, com foco no desenvolvimento do turismo de experiência, estruturando roteiros e qualificando empreendedores para atrair visitantes nacionais e internacionais, aumentando o tempo de permanência no destino.
VAREJO: a iniciativa estratégica é voltada para a capacitação e o fortalecimento das micro e pequenas empresas do comércio varejista, modernizando a gestão e aumentando a lucratividade do setor.
AGRONEGÓCIO: visa fortalecer os produtores rurais da região e valorizar o produto local e o território. As ações incluem consultoria à Cooperativa de Produtores Rurais de Itajaí (Cooperar), para obtenção da Indicação Geográfica do Aipim de Solo Turfoso, e no planejamento de eventos e capacitações. Além do programa ALI Rural voltado ao pequeno produtor e aos empreendimentos do agronegócio, com foco em melhorias na gestão, controles gerenciais, e boas práticas no manejo agrícola, atualmente desenvolvido por meio de consultorias aos produtores da Associação dos Bananicultores de Luiz Alves (ABLA).
SAÚDE EM FOCO: trilha de capacitação voltada aos empreendedores e profissionais da área da saúde que atuam em clínicas, consultórios e empresas dos segmentos de medicina, estética, análises laboratoriais, fisioterapia, odontologia, psicologia, nutrição, entre outros que desejam estruturar e profissionalizar seu negócio. As ações envolvem diagnóstico para identificar oportunidades e desafios, consultorias, capacitação prática e networking com especialistas do setor.

Interessados podem entrar em contato com as agências do Sebrae/SC em Itajaí e Brusque, por meio de atendimento presencial ou pelo WhatsApp, nos números (47) 3390-1400 (Itajaí) e (47) 3351-3701 (Brusque).

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -